Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Influenciadores do uso de tecnologia computacional na aprendizagem: uma breve descrição da evolução histórica (parte 1)

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.55905/cuadv15n2-023

ISSN

1989-4155

Autores

Jefferson Oliveira Andrade, Karin Satie Komati, Izabella Martins da Costa Rodrigues,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo constitui uma narrativa resumida do contexto histórico educacional no desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologia computacional. Selecionamos um conjunto representativo de pensadores e traçamos uma linha do tempo. Esta primeira parte é composta por nove pensadores, que influenciaram outros seis, que serão descritos na segunda parte. Juntando as duas partes, é realizado um resgate histórico desde a maiêutica socrática até Seymour Papert, pioneiro no uso de computadores na educação. As primeiras teorias discutidas são de Sócrates, Platão e Aristóteles, principais filósofos da antiguidade. Posteriormente descrevemos a teoria de Avicena, influente pensador islâmico; de René Descartes, fundador da corrente racionalista de pensamento do início da idade moderna; de Francis Bacon, John Locke e David Hume, expoentes do empirismo britânico. No final da Idade moderna, falamos sobre Jean-Jacques Rousseau.

Referência(s)