
Escolas invisibilizadas: desigualdades nas condições de oferta e limites dos instrumentos de políticas públicas
2023; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 31; Issue: 120 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362023003103515
ISSN1809-4465
AutoresDaniel Santos Braga, Cecília Coutinho de Miranda,
Tópico(s)School Choice and Performance
ResumoResumo Esse artigo discute como o desenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) pode resultar em exclusão das escolas públicas de Ensino Fundamental não participantes de políticas públicas educacionais, e em invisibilidade quanto aos seus resultados de aprendizagem. A análise fundamentou-se nos estudos sobre ação pública que concebem os instrumentos de políticas como um tipo particular de instituição na forma de um dispositivo técnico e político que estabiliza modos de regulação. A metodologia consistiu em exploração do Censo Escolar e do Saeb em diálogo com a literatura da área. Como resultado, foi possível apontar os limites desse instrumento como política pública de avaliação dos sistemas de Educação do país. Verificou-se que as escolas não avaliadas, em sua maioria, eram escolas municipais, rurais, localizadas nas regiões menos desenvolvidas do Brasil e as que apresentaram piores indicadores de infraestrutura e de formação adequada dos professores.
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