Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Nuances de Cor: desvendando o espaço escolar através dos olhos da mulher negra – uma investigação das representações imagéticas em livros didáticos de Ciências naturais no norte do Ceará, Brasil

2023; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 12; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v12i6.42129

ISSN

2525-3409

Autores

Diêgo Matos Araújo Barros, Eduardo Diniz Sousa e Silva, Gurhgel Presley Gomes Bonfim, Evilândia Alves Araújo, Gerviz Fernandes de Lima Damasceno, Raquel Almeida de Carvalho Kokay, Maria Madalena Pereira Barros Matos,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica e documental teve como objetivo analisar as representações da mulher negra nos livros didáticos de Ciências do PNLD/2017, utilizados na rede pública municipal de educação de Itapiúna, Ceará[1]. Focand na coleção“Ciências Naturais: Aprendendo com o Cotidiano”, foram examinadas as iconografias das capas, aberturas de unidades e imagens relacionadas às temáticas, utilizando como referências o Parecer 03/CNE/CP/2004, Chartier e categorias como raça, racismo, preconceito, discriminação racial e identidade negra. A pesquisa é um recorte de um estudo de mestrado concluído em 2021 no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades da Unilab-CE, utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos demonstram uma baixa representatividade da mulher negra seguida por uma frequência mais intensa da mulher branca na coleção analisada. Além disso, observou-se na investigação um “alinhamento” pontual das representações imagéticas da mulher negra com relação aos três princípios presentes no Parecer CNE/CP 003/2004: “consciência política e histórica da diversidade”, “fortalecimento de identidades e direitos”, e “ações educativas de combate ao racismo e às discriminações”.

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