
Nuances de Cor: desvendando o espaço escolar através dos olhos da mulher negra – uma investigação das representações imagéticas em livros didáticos de Ciências naturais no norte do Ceará, Brasil
2023; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 12; Issue: 6 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v12i6.42129
ISSN2525-3409
AutoresDiêgo Matos Araújo Barros, Eduardo Diniz Sousa e Silva, Gurhgel Presley Gomes Bonfim, Evilândia Alves Araújo, Gerviz Fernandes de Lima Damasceno, Raquel Almeida de Carvalho Kokay, Maria Madalena Pereira Barros Matos,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEsta pesquisa bibliográfica e documental teve como objetivo analisar as representações da mulher negra nos livros didáticos de Ciências do PNLD/2017, utilizados na rede pública municipal de educação de Itapiúna, Ceará[1]. Focand na coleção“Ciências Naturais: Aprendendo com o Cotidiano”, foram examinadas as iconografias das capas, aberturas de unidades e imagens relacionadas às temáticas, utilizando como referências o Parecer 03/CNE/CP/2004, Chartier e categorias como raça, racismo, preconceito, discriminação racial e identidade negra. A pesquisa é um recorte de um estudo de mestrado concluído em 2021 no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades da Unilab-CE, utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos demonstram uma baixa representatividade da mulher negra seguida por uma frequência mais intensa da mulher branca na coleção analisada. Além disso, observou-se na investigação um “alinhamento” pontual das representações imagéticas da mulher negra com relação aos três princípios presentes no Parecer CNE/CP 003/2004: “consciência política e histórica da diversidade”, “fortalecimento de identidades e direitos”, e “ações educativas de combate ao racismo e às discriminações”.
Referência(s)