Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FORMAÇÃO POLÍTICA DO AGRONEGÓCIO [Caio Pompéia]

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 20; Issue: 41 Linguagem: Português

10.22409/tn.v20i41.52759

ISSN

1808-799X

Autores

Ricardo Braga Brito,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

É provável que o leitor já esteja familiarizado com a série de afirmações de que o “agro” é “tech”, “pop” e “tudo”, presente em propagandas, reportagens e falas de especialistas e políticos vinculados ao setor. Trata-se, como aponta Caio Pompeia em seu muito oportuno livro Formação política do agronegócio, de uma “sinédoque política” que projeta “um imaginário superenglobante do agronegócio” e permite “justificar o pacto da economia política que se aprofundava” a partir de 2016 (p. 308), quando a campanha “Agro: a indústria e a riqueza do Brasil” foi lançada pela Rede Globo, corporação que faz parte do Instituto Pensar Agropecuária (IPA).

Referência(s)