
ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO ISQUÊMICO EM UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA INTERIORIZADA
2023; Volume: 27; Issue: 5 Linguagem: Português
10.25110/arqsaude.v27i5.2023-078
ISSN1982-114X
AutoresDeybson Borba de Almeida, Fabrícia Cristine Santos Leite, Jocélio Matos Amaral, Ricardo Santos Aguiar,
Tópico(s)Acute Ischemic Stroke Management
ResumoO atendimento às vítimas de Acidente Vascular Encefálico (AVE) precisa ser rápido e efetivo, a fim de reduzir mortalidade e complicações na fase aguda. Assim, esse estudo teve como objetivo identificar o perfil do atendimento prestado às vítimas de AVE isquêmico agudo em um Hospital de Referência no Interior da Bahia. Trata-se de um estudo documental, transversal e quantitativo, desenvolvido através da análise de 31 prontuários de vítimas de AVE Isquêmico atendidas em 2019. Sobre o perfil de atendimento, a admissão via Serviço Móvel de Urgência foi a mais frequente. Não houve registros da aplicação de escalas de avaliação neurológica. Quanto ao tempo de realização das etapas de atendimento, identificou-se que, a partir da média geral do tempo utilizado, o Acolhimento com Classificação de Risco e o acionamento do código de AVEi foram realizados fora do tempo ideal. Enquanto isso, embora o início da neuroimagem tenha sido dentro do tempo preconizado, os resultados dos exames não ficaram disponíveis com celeridade. Quanto à realização da trombólise, embora a média geral de tempo utilizado tenha sido ideal em relação ao início dos sintomas, essa não teve celeridade quando comparada ao tempo de admissão na unidade. Além disso, o tempo para transferência do paciente para unidade de terapia intensiva foi aquém do ideal. Foi identificada também a deficiência nos registros das ações realizadas, inclusive da enfermagem. As fragilidades existentes denotam a necessidade de medidas para aprimoramento dos protocolos e fluxogramas institucionais que permitam maior celeridade no atendimento às vítimas de AVE isquêmico.
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