
ENSINO HÍBRIDO E FORMAÇÃO DE LEITORES: DO ON-LINE AO PRESENCIAL
2023; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17564/2316-3828.2023v12n1p115-129
ISSN2316-3828
AutoresEmerson dos Santos Lima, Anaceli Aparecida Fonseca Cruz, Andréa Karla Ferreira Nunes,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre “Ensino híbrido e formação de leitores: do on-line ao presencial”, realizada com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola do interior da Bahia, e teve o objetivo geral de desenvolver o hábito da leitura dessa turma. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se escolher obras literárias; indicar a leitura para os estudantes e discutir as ideias e opiniões a respeito das histórias lidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, com características do estudo de caso. Para coleta de dados, além da observação e das anotações, utilizou-se de um questionário aplicado aos alunos participantes do estudo. Assim, conclui-se que é possível desenvolver o hábito de ler, mediante o ensino híbrido, por meio de algumas estratégias, dentre elas, a sala de aula invertida, as discussões após a leitura e a divisão do livro em capítulos.
Referência(s)