Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O livro de cabeceira de Peter Greenaway: silêncio, som, palavra, prazer, personagem

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.46551/issn.2527-2551v20n1p.157-179

ISSN

2527-2551

Autores

Jaider Fernandes Reis,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente trabalho tem como proposta apresentar o filme The Pillow Book, O livro de cabeceira, do diretor britânico Peter Greenaway. Inspirado em um clássico da literatura japonesa do século dez, o diretor constrói uma narrativa que evidencia as relações entre texto, imagem e som para tratar sobre temas como arte, prazer, sexo, literatura e escrita. O objetivo deste artigo é apresentar a obra e destacar elementos utilizados por Greenaway em sua narrativa audiovisual: a imagem, que foi denominada aqui de livro do silêncio; a música, denominada de livro do som; e a escrita, denominada de livro das palavras; a intertextualidade, denominada como livro do prazer; a construção da personagem, denominada de livro das mulheres-personagens. Essa escolha se deu para homenagear a forma como o diretor retoma no filme as referências ao diário de Sei Shonagon. Embora se trata de uma película de 1996, faz-se necessário salientar que a mesma encontra-se atual, seja pela múltiplas telas usadas para compor um narrativa complexa, seja pelas temáticas abordadas no enredo.

Referência(s)