
A vida numa encruzilhada: jovens do ensino médio entre o desejo e a necessidade de projetar o futuro
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 8; Linguagem: Português
10.25053/redufor.v8.e10059
ISSN2448-3583
AutoresLicínia Maria Correa, Maria Amália de Almeida Cunha,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoEste artigo elege como cenário de análise a implementação de um projeto de reorganização curricular no ensino médio na rede pública estadual de Minas Gerais que exige dos jovens para quem é endereçada essa política uma reconfiguração dos planos e um novo cálculo para prospectar o futuro, ancorado entre o desejo e a necessidade. Na análise, evidencia-se o quanto o ensino médio voltado aos grupos menos favorecidos tem sido instrumentalizado, a partir de uma semântica ancorada na ideia de “modernização” e “eficiência” da escola, aplicação de lógicas econômicas à pedagogia, o que sugere a transferência da razão do mercado para a escola. A metodologia empreendida combinou as abordagens “qualiquanti”, presentes tanto nos questionários aplicados quanto na realização de grupos focais com os jovens. Para analisar esta realidade factual, utilizou-se um referencial teórico que tem se debruçado sobre os tensionamentos do jovem e o mundo do trabalho.
Referência(s)