
Inovação social no jornalismo para a cidadania informativa
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.55905/cuadv15n3-047
ISSN1989-4155
AutoresJuliano Maurício de Carvalho, Victor Simões Zamberlan,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoDesde a massificação da informática, destacadamente a partir do fenômeno das mídias sociais e miniaturização dos computadores, tem-se observado o rearranjo amplo de um conjunto de setores, notadamente dos fluxos de comunicação. Os ambientes digitais proporcionaram novos modelos de negócios, inaugurou novos pactos produtivos e de consumo, e ampliou a maneira como a informação está disposta e que é percebida. Diretamente afetadas, as empresas jornalísticas observam nas últimas décadas uma decadência de suas receitas, com demissões de profissionais, limitações de suas coberturas, ampliando os desertos de notícias. Instadas para a mudança, compreende-se que a inovação ofereça saídas que respondam a potenciais alternativas sustentáveis para o jornalismo, especialmente as inovações de caráter social. O estudo utilizou o método da revisão integrativa, assinalou-se que o jornalismo é meio para o alcance das inovações sociais.
Referência(s)