
Namíbia, não! - Uma proposta de letramento literário nos anos finais do fundamental
2023; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35819/linguatec.v8.n1.6577
ISSN2525-3425
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo discorre sobre uma experiência de leitura literária nos anos finais do Ensino Fundamental. Constitui um recorte do Memorial de Formação Rotas literárias: o que ensinar nas aulas de literatura no ensino fundamental?, apresentado ao Mestrado Profissional em Letras, na Universidade Federal da Bahia, que propôs uma discussão sobre o letramento literário na Educação Básica, a partir da construção de uma ação pedagógica desenvolvida com estudantes do 9º ano de uma instituição pública de Salvador. A proposta centrou-se na leitura do texto ficcional Namíbia, não!, do dramaturgo e ator baiano Aldri Anunciação, em sala de aula e na produção coletiva de sentidos, proporcionando um diálogo sobre identidade étnico-racial e uma reflexão sobre o racismo. Os resultados alcançados abalizam que a leitura de textos de gêneros literários diversos em sala de aula, seguida de discussões em rodas de conversa, é uma alternativa para a formação do leitor literário no espaço escolar, promovendo também a valorização da voz do estudante, a construção da autonomia, a interação e a criatividade, favorecendo uma leitura crítica do texto, de si, do outro e do mundo que nos rodeia.
Referência(s)