Artigo Acesso aberto

Análise de um curso de especialização em atenção básica condicionado ao programa mais médicos: percepção dos alunos

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português

10.55905/revconv.16n.6-082

ISSN

1988-7833

Autores

Gabrielle Vieira da Silva Brasil, Elza Bernardes Monier, Paola Trindade Garcia, Christiana Leal Salgado, Ivana Figueiredo de Oliveira Aquino, Regimarina Soares Reis, Judith Rafaelle Oliveira Pinho, Ana Emília Figueiredo de Oliveira,

Tópico(s)

Public Health in Brazil

Resumo

A escassez de médicos em áreas remotas e vulneráveis na atenção básica, que é a porta de entrada preferencial do sistema de saúde brasileiro, levou o Governo Federal a providenciar ações de intervenção. Com a implantação Programa Mais Médicos (PMM) se alcançou a provisão de médicos em tempo adequado para atender a demanda dos municípios brasileiros. No programa, é prevista a educação permanente dos profissionais por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), com integração ensino-serviço e ofertas de cursos de aperfeiçoamento e especialização na modalidade a distância, a fim de facilitar o processo de formação profissional, em consonância com as diretrizes e princípios do SUS. Nesse contexto, este estudo objetivou analisar o curso latu sensu em atenção básica levando em consideração a percepção dos profissionais do PMM. A população em estudo foi composta por médicos vinculados ao PMM que concluíram o curso de especialização em Atenção Básica em Saúde ofertado pela UNA-SUS/UFMA, na modalidade a distância, entre os anos de 2014 e 2015. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa baseada nas narrativas coletadas através do SigU Questionário. Para análise de narrativas foi realizada a análise de conteúdo de modalidade temática, seguindo as etapas definidas por Bardin. Ao analisar as narrativas, foi possível perceber que a conexão com a internet ainda nos dias atuais é um problema em algumas áreas. A oferta do curso, mesmo sendo ele uma etapa obrigatória, foi ressaltada por sua importância para troca de experiências e conhecimentos sobre o SUS. O material didático foi reportado como dinâmico e o conteúdo atualizado, sendo o curso considerado bem avaliado. Diante do exposto, observa-se um feedback positivo dos alunos sobre o curso ofertado, o que contribui para o acompanhamento e aprimoramento dos cursos em EaD oferecidos pela UNA-SUS/UFMA, assim como, na perspectiva da educação permanente em saúde, para o fortalecimento da AB e melhoria da saúde pública brasileira.

Referência(s)