Artigo Acesso aberto Revisado por pares

EDUCAÇÃO FÍSICA-MOTORA NA APTIDÃO FÍSICA E CONHECIMENTO CORPORAL DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA

2023; Linguagem: Português

10.46691/es.vi.68

ISSN

2975-9064

Autores

Carlos Marta, Telma Almeida, Paulo Silveira, Ana Ruivo Alves, Natalina Casanova, Helena Mesquita,

Tópico(s)

Inclusion and Disability in Education and Sport

Resumo

O presente estudo teve como propósito avaliar e comparar o conhecimento corporal e a aptidão física de sujeitos com deficiência, após implementação de programa com duração de seis meses, bem como verificar as propriedades psicométricas de um novo instrumento, através da sua validação factorial exploratória e confirmatória. A bateria de testes multicomponente contemplou quatro dimensões: conhecimento corporal, locomoção, estabilidade e manipulação de objetos.A amostra foi constituída por 162 sujeitos, 69 do género feminino e 93 do género masculino, com uma média de idades de 40.20±12.83 anos, pertencentes a 7 instituições portuguesas do distrito da Guarda, Covilhã e Castelo Branco.A análise factorial exploratória e confirmatória permitiu assumir que o modelo é válido para a população em estudo. Foram verificadas diferenças estatisticamente significativas nas dezanove tarefas da bateria de testes, tendo os sujeitos melhorado a sua aptidão física e o seu conhecimento corporal. Observaram-se diferenças significativas entre géneros no salto horizontal, salto vertical, passe e receção de bola, condução de bola, corrida e resistência. Contudo, não foram observadas diferenças significativas entre géneros, nos parâmetros do conhecimento corporal. Verificou-se ainda uma associação entre a aptidão física e o conhecimento corporal.

Referência(s)
Altmetric
PlumX