Artigo Acesso aberto Revisado por pares

PERCEÇÕES DOS ESTUDANTES DO POLITÉCNICO DA GUARDA SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM EM PERÍODO DE CONFINAMENTO

2023; Linguagem: Português

10.46691/es.vi.71

ISSN

2975-9064

Autores

Carla Ravasco, Florbela Rodrigues,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Devido às exigências de saúde pública em tempos de COVID 19, as instituições de ensino redefiniram metodologias de ensino aprendizagem. O Instituto Politécnico da Guarda foi uma das instituições que rapidamente respondeu às solicitações. Todo este processo constituiu um conjunto de desafios e de adaptações de formas tradicionais de ensino. Este conjunto de ajustamentos foi, numa primeira fase, precipitado pelo período de confinamento imposto pelos governos. Contudo, o ensino à distância poderá vir a tornar-se novamente uma realidade. Assim, o resultado do ensino à distância deve ser avaliado de um ponto de vista construtivo, de forma a adotar estratégias de melhoria. Com este objetivo em mente, desenvolvemos e aplicámos um inquérito por questionário aos alunos da referida instituição.Desejámos perscrutar a perceção que os estudantes tiveram sobre os seus hábitos de estudo, de acesso à Internet, da gestão do tempo no trabalho realizado à distância. No processo de ensino aprendizagem (à distância) levantamos questões sobre os resultados obtidos e sobre a avaliação das suas próprias aprendizagens académicas. Os resultados demonstram satisfação relativamente aos recursos disponíveis, ainda que os estudantes considerem que aprenderam menos do que presencialmente, apesar de terem obtido classificações de nível semelhante.

Referência(s)
Altmetric
PlumX