Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Teoria e ensino de história: temporalidade, pós-verdade e democratização

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Issue: 32 Linguagem: Português

10.12957/revmar.2023.75854

ISSN

2359-0092

Autores

Daniel Pinha Silva, Marcelo de Mello Rangel,

Tópico(s)

Educator Training and Historical Pedagogy

Resumo

O artigo aproxima teoria e ensino de história tendo em vista o enfrentamento de dois problemas que afetam tanto o debate teórico sobre a história quanto as aulas de história na contemporaneidade. O primeiro é o problema da temporalidade enquanto ferramenta analítica de compreensão das articulações entre passado-presente-futuro das sociedades no tempo e, em particular, da experiência social do tempo no tempo presente, marcada pelo atualismo. O segundo é o problema da pós-verdade enquanto comportamento epistemológico que consagra a repetição do mesmo e a ratificação de um sistema de crenças previamente reconhecido, reanimando com novos traços a discussão sobre a verdade em história. Por fim, articulamos um e outro ao desafio da instrumentalização da história para a democratização por meio da verdade poética, centrada em afetos como a empatia e o cuidado e em valores democráticos como a descentralização das vozes, valorização da escuta e do primado da diferença. Além do repertório conceitual contido no debate consagrado sobre temporalidade e pós-verdade, trouxemos para interlocução as reflexões e experiências docentes de três professores-autores em suas dissertações produzidas no âmbito do Mestrado Profissional em História (ProfHistória).

Referência(s)