O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO E A INDÚSTRIA DA BELEZA: DIAGNÓSTICO DE INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 29; Issue: 29 Linguagem: Português
10.30611/2023n29id91334
ISSN2317-2010
AutoresAntônia Carla Victor de Paiva,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo tem como objetivo abordar uma intervenção realizada nas turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada na cidade de Ipu-Ceará no ano de 2018, na disciplina de filosofia, com o tema ''Mito da caverna de Platão''. Assim, foram feitas leituras em sala de aula de alguns trechos do livro A República de Platão que aborda o tema, juntamente com o livro didático Filosofando: Introdução à filosofia das autoras Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins com o intuito de referenciar as cavernas contemporâneas. Deste modo, foi utilizado o método de ensino cuja intenção era a de apresentar livros e recursos audiovisuais para fins educacionais. Com a compreensão do mito da caverna de Platão, portanto, conseguimos vinculá-lo a um assunto da realidade dos alunos: a indústria da beleza que padroniza uma determinada forma de comportamento nos indivíduos, causando-lhes sérios problemas físicos e psicológicos. Para sustentar essa ideia, trabalhou-se com dois videoclipes das cantoras Beyoncé (Pretty Hurts) e Colbie Caillat (Try) na tentativa de despertar a reflexão da necessidade de autovalorização e aceitação física, em um distanciamento das cavernas patriarcais. Enfim, esse artigo manifesta uma enorme contribuição para os jovens do ensino médio, especialmente, na sua autoaceitação e formação identitária na medida em que compreendem os padrões como formas de aprisionamentos. Assim, conclui-se que estas discussões são relevantes por despertarem temas caros e reais aos jovens, tanto que promovem adoecimentos psicológicos. O propósito é o de expandir a discussão de tal forma que eles mesmos possam dialogar sobre o assunto.
Referência(s)