Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A educação física escolar na reforma do Ensino Médio

2023; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 30; Linguagem: Português

10.5335/rep.v30i0.14399

ISSN

2238-0302

Autores

João Luís Coletto da Silva, Éder da Silva Silveira,

Tópico(s)

Brazilian Legal Issues

Resumo

Neste artigo tem-se o objetivo de identificar e compreender as principais ponderações presentes na bibliografia especializada sobre as implicações do Novo Ensino Médio para a Educação Física escolar à luz da justiça curricular. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho teórico-bibliográfico, buscando verificar e analisar a literatura disponível acerca do tema. A análise permite evidenciar que a Reforma do Ensino Médio produz diferentes injustiças curriculares. Compreende-se que a política do Novo Ensino Médio favorece e intensifica as condições de possibilidade para a negação da Educação Física escolar como direito atrelado à educação básica e à formação humana integral, configurando-se em um problema de justiça social e curricular.

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