
A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922: INFLUÊNCIA E DESDOBRAMENTOS EM GOIÁS NA INTERSEMIOSE DA PRODUÇÃO DO ESCRITOR MIGUEL JORGE
2023; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português
10.56083/rcv3n6-107
ISSN2764-7757
AutoresLuiz Carlos Moreira Ramo Mantovano, Custódia Annunziata Spenciere Oliveira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoOs objetivos das reflexões realizadas são: demonstrar que, a partir da importância que a Semana de Arte Moderna representou para o Século XX no Brasil, ela gerou desdobramentos, para além do eixo Rio - São Paulo, que determinaram a forma e o cenário, posterior, da arte brasileira; ponderar sobre como o movimento se estabeleceu em Goiás, por meio do GEN (Grupo de Escritores Novos) que gestou obras e autores com repercussão nacional e reflete, ainda hoje, na produção de autores goianos e apresentar, especificamente, na obra do autor goiano Miguel Jorge, como as características modernistas sugeridas pelos diversos manifestos estão presentes, alcançando a intersemiose, em demonstração dos desdobramentos que a semana de 22 promoveu. O referencial teórico que embasa essas reflexões parte dos manifestos, tanto os brasileiros, quanto os europeus, transcritos no livro de Teles - Vanguarda Europeia e Modernismo Brasileiro; de Bosi que apresenta reflexões sobre o pré-modernismo que gestou a Semana de Arte Moderna, o próprio Modernismo, suas tendências e consequências; de Cândido que faz reflexões sobre o Modernismo; de Olival que faz a história e a análise do grupo GEN, responsável pelas ideias modernistas em Goiás; de Peirce, Santaella e Volli que permitem a reflexão sobre a força que as teorias da Semiótica, contemporâneas ao movimento, estabelecem um processo posterior de intersemiose, promovendo interessantes desdobramentos das propostas estabelecidas na Semana de Arte Moderna. Por meio da revisão bibliográfica, pretende-se demonstrar como esse processo de modernização nasce, estabelece-se e progride, interferindo na pós-modernidade da literatura. A Semana de Arte Moderna é a representação da explosão reprimida de desejos sociais e políticos transformadores e construtores da sociedade, não representados à época, na arte.
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