
Indicadores norteadores no desenvolvimento de material didático no ensino da matemática
2023; Volume: 5; Issue: 14 Linguagem: Português
10.53660/669.prw1815
ISSN1541-1389
AutoresAmanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari, Clara Augusta Marques Natalin Souza, Gleiciane Rocha Santos, Luis Carlos Miguel, Andréia da Silva Meyer, Nelson José Peruzzi,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo apresenta uma pesquisa no âmbito da Educação Matemática para identificar os temas de interesse dos alunos do Ensino Fundamental II, coletados por meio de questionário, para apresentar indicadores norteadores na elaboração de material didático de apoio ao processo de aprendizagem da matemática. Os temas abordados foram: animais, esportes, compras, leitura, alimentação, contato com plantas e jogos. A análise de fatores apresentou quatro dimensões, possibilitando a divisão dos temas abordados em grupos de temas de interesse, atuando de forma independente, os quais poderão ser utilizados no desenvolvimento de situações-problemas, fato propicio para o aumento atrativo dos conteúdos matemáticos.
Referência(s)