
As questões de gênero nas aulas de Educação Física, a formação de professores e a Pedagogia Histórico-Crítica
2023; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português
10.22633/rpge.v27iesp.1.17923
ISSN1519-9029
AutoresJaqueline Cristina Freire Siqueira, Luciene Ferreira da Silva,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoAs políticas públicas neoliberais são nefastas para a educação. Na atualidade, a Base Nacional de Formação de Professores (BRASIL, 2019) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) são propostas de forma alinhada, na tentativa de precarizar ainda mais a formação dos alunos das escolas públicas. Com uma formação técnico-instrumental, superficial e aligeirada, tanto na Educação Básica, quanto nos cursos de formação de professores, em nível superior, visa atender aos ditames do mercado. Neste ensaio, objetiva-se compreender as questões de gênero em aulas de Educação Física, analisando as falas de professores (as) de uma rede municipal de ensino, do Estado de São Paulo, neste momento histórico, tendo a Pedagogia Histórico-Crítica como aporte e contraponto. Do senso comum à consciência filosófica, para a superação das políticas neoliberais agressivas e destrutivas para sociedade brasileira.
Referência(s)