Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sistematização de comportamentos intermediários do empatizar: revisão e proposta de uma sequência para o ensino

2023; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.31505/rbtcc.v25i1.1715

ISSN

1982-3541

Autores

Patricia Eiterer, Nádia Kienen, Sílvia Regina de Souza,

Tópico(s)

Cognitive and psychological constructs research

Resumo

Em razão da importância da classe Empatizar e das divergências encontradas na literatura, Vettorazzi et al. (2005) conduziram uma pesquisa a fim de sistematizar os comportamentos intermediários dessa classe. Contudo, considerando que essa sistematização foi desenvolvida mediante a demanda de um caso específico e que ainda há lacunas em relação aos comportamentos intermediários do empatizar, objetivou-se rever essa sistematização para reformulação e/ou inserção de comportamentos intermediários do empatizar de modo a adequá-lo a um público-alvo mais amplo. Objetivou-se também propor um sequenciamento para ensino dos comportamentos intermediários do empatizar. Como resultado, elaborou-se um novo diagrama de decomposição com 46 comportamentos intermediários, e uma tabela de sequenciamento desses comportamentos distribuídos em seis unidades de ensino. Isso representa um avanço no sentido de elaborar programas analítico-comportamentais para ensino do comportamento empatizar e poderá embasar o desenvolvimento de programas para diferentes públicos-alvo.

Referência(s)