Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendi jogar bolita com meu irmão!”: Saberes e vivências de crianças do ensino fundamental acerca de brincadeiras tradicionais brasileiras

2023; FEADEF; Volume: 49; Linguagem: Português

10.47197/retos.v49.98941

ISSN

1988-2041

Autores

Rogério Zaim-de-Melo, Elielson Felipe Rodrigues Alves, Débora Jaqueline Farias Fabiani, Gabriel Orenga Sandoval, Luís Felipe Nogueira Silva, Luís Bruno de Godoy, Alcides José Scaglia,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Com o objetivo de verificar o conhecimento de crianças de sexto ano relacionado a cinco brinquedos e jogos tradicionais (bolinha de gude, 5 marias, elástico, pião e pipa). Foi realizado um estudo quanti-qualitativo, exploratório e transversal em 2 escolas públicas e 2 escolas privadas de Corumbá-MS. As análises, de conteúdo e descritiva foram utilizadas com os dados da pesquisa e possibilitaram afirmar que, à exceção das 5 marias, as crianças, de maneira geral, conhecem os brinquedos, variando para cada um dos jogos, havendo diferença entre conhecer e vivenciar. Em adição, alunos e alunas das escolas particulares tiveram uma relação mais próxima com os jogos do que as de escolas públicas, em decorrência, provavelmente, da estrutura que essas escolas podem fornecer. Os jogos e brinquedos, indicaram uma aproximação latente entre a descoberta de novos jogos decorridas da relação, principalmente, com familiares. A partir dos dados mostra-se a pouca aparição das aulas de Educação Física como ambiente de aprendizagem para os jogos tradicionais, fazendo com que o ambiente informal seja fundamental para a disseminação desses jogos. Finalizando, o estudo contribui e abre brecha para entender com profundidade a maneira com que as práticas culturais se sustentam na sociedade contemporânea. Palavras-chave: Brinquedo. Jogo Tradicional. Educação Física. Bolita. Escola

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