Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Intercessão fílmica:

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 10; Issue: 01 Linguagem: Português

10.33871/23580437.2023.10.01.154-165

ISSN

2358-0437

Autores

Vivien Kelling Cardonetti, Francieli Regina Garlet, Marilda Oliveira de Oliveira,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em Educação e Artes realizada em uma universidade do sul do Brasil e intenciona movimentar diferentes fluxos de pensamentos a partir de três intercessões fílmicas, incitando a tecer conexões com a docência. Dessa forma, buscando atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, contemplada na rede de afetos partilhada com alguns estudantes e com as narrativas construídas a partir da experiência em assistir ao curta-metragem ‘Los colores de las flores’, das questões disparadas pelo encontro com o filme ‘A Invenção de Hugo Cabret’ e do atravessamento entre o filme ‘O Balão Branco’ e o livro ‘Pedagogia Profana’. Alguns autores como Deleuze (2006, 2010) e Foucault (1984) foram convidados a conversar com o texto, com a intenção de ativar e problematizar alguns campos de força, potencializando-os de tal maneira que outras construções de sentidos passaram a ser produzidas em relação à experiência docente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX