Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PBL mais aprendizagem colaborativa

2022; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Issue: 22 Linguagem: Português

10.15628/rbept.2022.11098

ISSN

2447-1801

Autores

Paulo Ricardo Da Silva Pontes, Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Rivadávia Porto Cavalcante, Weimar Silva Castilho,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A pesquisa teve como objetivo verificar o uso de metodologias ativas aplicadas no ensino médio integrado, sendo elas, a aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem colaborativa. O problema da pesquisa foianalisar a utilização de tais metodologias para uma aprendizagem contextualizada e significativa. Para isso, fez-se um estudo e análise da Base Nacional Comum Curricular, no que tange as competências e habilidades para o ensino médio, e o Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do ensino médio integrado ao curso técnico em informática do Instituto Federal do Tocantins, campus Araguaína. A metodologia da pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, quanto aos seus objetivos, caracteriza-se como exploratória, já quanto aos procedimentos técnicos se configura como bibliográfica e documental. Como resultado, verificou-se que o PPC do curso técnico em informática está alinhado com as propostas de uma prática de ensino inovadora, através de metodologias ativas, e o egresso do curso está apto a desenvolver competências e habilidades para atuação profissional e para o exercício da cidadania.

Referência(s)