Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Metodologias ativas como instrumento de formação acadêmica e científica no ensino em ciências do movimento

2023; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 49; Linguagem: Português

10.1590/s1678-4634202349255299

ISSN

1678-4634

Autores

Adriene Damasceno Seabra, Victor Oliveira da Costa, Estéfanny da Silva Bittencourt, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, João Bento‐Torres, Natáli Valím Oliver Bento-Torres,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Resumo As metodologias ativas configuram-se como rompimento do ensino centrado na transmissão hierárquica do conhecimento do docente ao aluno, colaborando para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem centrado no discente. O objetivo deste estudo foi investigar as contribuições de uma disciplina baseada nas metodologias ativas ao desenvolvimento acadêmico, pessoal, profissional e ao aprendizado significativo de alunos-monitores, tanto em termos de conhecimentos científicos no estudo de temas em Ciências do Movimento quanto de iniciação à pesquisa. A pesquisa da qual deriva esse artigo usou metodologia qualitativa de abordagem narrativa, pela qual investigamos o desenvolvimento de alunos-monitores por meio de relatos de si e da experiência vivida ao participarem de uma disciplina de introdução à metodologia científica e ao estudo das Ciências do Movimento. Assumimos, para a análise dos dados construídos, a Análise Textual Discursiva (ATD), evidenciando pesquisa e reflexão sobre o aprendizado dos alunos-monitores durante a disciplina “Experimentando ciências: o corpo humano em movimento”. Os dados foram coletados por meio de questionário, via Google Forms. Com base na análise textual discursiva, emergiram as seguintes categorias: i) reflexões sobre o desenvolvimento pessoal e acadêmico; ii) construção de conhecimento científico; iii) postura crítica ao aprendizado e conduta/perspectiva profissional. Concluímos que, por meio da estratégia pedagógica utilizada na disciplina, centrada nas metodologias ativas, tendo em vista a iniciação à pesquisa, o grupo de alunos-monitores manifestou desenvolvimento acadêmico e pessoal, construção de conhecimento científico e aprendizado significativo ao orientar, sob supervisão docente, grupos de estudantes em experimentos sobre o corpo humano em movimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX