Artigo Acesso aberto Produção Nacional

aulas de educação física como espaço de ensino-aprendizagem das lutas

2023; Volume: 36; Linguagem: Português

10.22456/2595-4377.129898

ISSN

2595-4377

Autores

Mariana Simões Pimentel Gomes, Juliana Scarazzato, Débora Jaqueline Farias Fabiani,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O ensino das lutas, por tradição, é feito por mestres e professores faixas-preta que, em sua maioria, não têm formação em Educação Física (EF) aprendem técnicas da modalidade em suas academias e transmitem para seus alunos tal como aprenderam, muitas vezes sem o devido tratamento pedagógico para os diferentes contextos e personagens destas práticas. Neste artigo, buscamos possibilitar reflexões e discussões acerca do ensino das lutas na escola, oferecendo subsídios teórico-práticos, que foram desenvolvidos baseados em uma experiência, materializada nas aulas de Educação Física (EF) do Ensino Fundamental I de uma escola particular. Nesta pesquisa, de natureza descritiva e propositiva, utilizamos as observações, os registros produzidos e posteriormente as análises feitas a partir desses registros, para organizar objetivos de aprendizagem, entrelaçados com as competências e habilidades da BNCC em um currículo “vivo”, que possa ser ensinado por qualquer professor de EF e não apenas por aqueles com formação em artes marciais e esportes de combate.

Referência(s)
Altmetric
PlumX