Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Gamificação nas aulas de Matemática: uma experiência com alunos da EJA da APAE de Itabirito/MG

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.36661/2595-4520.2023v6n1.13107

ISSN

2595-4520

Autores

Isabela Matias dos Anjos, Jane Araújo Moreira, Douglas da Silva Tinti,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente texto busca refletir sobre as contribuições da implementação de uma proposta de intervenção, pautada na abordagem da Gamificação, nas aulas de Matemática de uma turma da Educação de Jovens e Adultos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade de Itabirito, Mias Gerais. A motivação inicial para estruturar tal proposta emergiu do anseio de propor atividades que despertassem o interesse dos alunos e oportunizasse maior interação entre eles, dado o contexto do distanciamento social provocado pela pandemia da Covid 19. A proposta consistiu em um quiz gamificado, utilizando um aplicativo chamado MIT APP INVENTOR, no qual foram colocadas questões matemáticas, presentes no cotidiano dos alunos. A expectativa era a de que o quiz desafiasse o aluno, estimulasse sua autonomia e, ainda, o motivasse nas aulas remotas. A estruturação da proposta foi instigante, visto que ela dependia de uma ferramenta desconhecida pelos autores, fato que mobilizou muito estudo e aprendizado. Já na implementação da proposta foram enfrentadas dificuldades, sobretudo pelo contexto do ensino remoto. Contudo, o trabalho desencadeou uma reflexão sobre o papel do professor no ensino remoto e as possibilidades para o ensino em tempos de pandemia.

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