
Gamificação nas aulas de Matemática: uma experiência com alunos da EJA da APAE de Itabirito/MG
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36661/2595-4520.2023v6n1.13107
ISSN2595-4520
AutoresIsabela Matias dos Anjos, Jane Araújo Moreira, Douglas da Silva Tinti,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente texto busca refletir sobre as contribuições da implementação de uma proposta de intervenção, pautada na abordagem da Gamificação, nas aulas de Matemática de uma turma da Educação de Jovens e Adultos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade de Itabirito, Mias Gerais. A motivação inicial para estruturar tal proposta emergiu do anseio de propor atividades que despertassem o interesse dos alunos e oportunizasse maior interação entre eles, dado o contexto do distanciamento social provocado pela pandemia da Covid 19. A proposta consistiu em um quiz gamificado, utilizando um aplicativo chamado MIT APP INVENTOR, no qual foram colocadas questões matemáticas, presentes no cotidiano dos alunos. A expectativa era a de que o quiz desafiasse o aluno, estimulasse sua autonomia e, ainda, o motivasse nas aulas remotas. A estruturação da proposta foi instigante, visto que ela dependia de uma ferramenta desconhecida pelos autores, fato que mobilizou muito estudo e aprendizado. Já na implementação da proposta foram enfrentadas dificuldades, sobretudo pelo contexto do ensino remoto. Contudo, o trabalho desencadeou uma reflexão sobre o papel do professor no ensino remoto e as possibilidades para o ensino em tempos de pandemia.
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