Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Covid-19, fechamento de escolas e ensino remoto: o tempo de resposta dos sistemas de ensino brasileiros

2023; Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Sede Ecuador; Issue: 76 Linguagem: Português

10.17141/iconos.76.2023.5719

ISSN

2224-6983

Autores

Roberta dos Reis Neuhold, Márcio Rogério Olivato Pozzer,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O distanciamento físico implementado para evitar a propagação do Covid-19 levou à suspensão das aulas presenciais, ou seja, ao fechamento das escolas. Estados com menor capacidade de enfrentar as consequências da pandemia transformaram essa medida transitória em permanente, o que agravou as desigualdades. Foi o caso do Brasil, que, em meio à crise do pacto federativo, recorreu a programas de ensino a distância fragmentados e desordenados. Este artigo compara o tempo de resposta ao fechamento de escolas da rede federal de ensino – na figura dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – com o da rede estadual. O texto baseia-se num estudo exploratório e descritivo baseado em métodos quanti-qualitativos e análise documental. Analisa-se o tempo entre o encerramento das unidades, a divulgação de um plano de contingência, a implementação do ensino remoto e o regresso às atividades presenciais. Verifica-se que, em média, os institutos federais levaram 114 dias para divulgar um plano de contingência ante os 34 dias exigidos pelas redes estaduais. Conclui-se com a seguinte hipótese: as divergências dizem respeito à autonomia dos institutos em relação ao governo federal e à polarização gerada pela gestão presidencial de Bolsonaro, agravada por seu posicionamento negacionista.

Referência(s)