
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UM OLHAR PARA O ENSINO DA FÍSICA
2022; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33362/professare.v11i3.3065
ISSN2446-9793
AutoresAndré Tarcísio Carneiro, Suzana Pereira do Prado,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste texto discute por meio de uma pesquisa bibliográfica alguns enfoques da Teoria da Transposição Didática (TD), em especial a transposição didática interna e a sobrevivência dos saberes no âmbito do ensino da Física. Buscou-se reconhecer a importância de refletir sobre o processo de construção do saber a ensinar, bem como as adaptações e aproximações estabelecidas pela noosfera. Para tanto, trouxemos uma definição de Transposição Didática em Chevallard e sua abordagem na Física através de Brockington e Pietrocola. Concluímos que é possível a aplicabilidade da TD em contextos para além da Matemática, porém, ainda existem alguns obstáculos referentes ao tempo didático e por vezes em torno da própria noosfera, o que pode impactar no processo de aprendizagem. Palavras-chave: Transposição Didática. Física. Ensino. Aprendizagem. ABSTRACT This text discusses, through a bibliographical research, some approaches of the Didactic Transposition Theory (DT), in particular the internal didactic transposition and the survival of knowledge within the scope of Physics teaching. We sought to recognize the importance of reflecting on the process of building knowledge to teach, as well as the adaptations and approximations established by the noosphere. For that, we brought a definition of Didactic Transposition in Chevallard and its approach in Physics through Brockington and Pietrocola. We conclude that the applicability of DT in contexts beyond the Mathematics, however, there are still some obstacles related to didactic time and sometimes around the noosphere itself, which can impact the learning process. Keywords: Didactic Transposition. Physical. Teaching. Learning.
Referência(s)