Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atividades gamificadas para aprender Biologia em contexto híbrido explorando recursos digitais disponíveis na plataforma Wordwall

2023; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.59524/2344-9225.v26.n1.38685

ISSN

2344-9225

Autores

Carlos Jorge da Silva Correia Fernandes, Fernando Sílvio Cavalcante Pimentel, Luís Paulo Leopoldo Mercado,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre possibilidades e desafios envolvidos com a adoção de atividades gamificadas em contextos educacionais híbridos, voltando-se especificamente para o ensino de Biologia. Para tanto, analisamos três atividades gamificadas criadas na plataforma Wordwall para o ensino híbrido de conteúdos centrais na Biologia: Evolução, Genética e Biodiversidade. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa que considera a relevância da produção e análise de artefatos pedagógicos no cenário da cultura digital. Por fim, verificamos que a gamificação pode ser uma estratégia promissora em tempos de multimodalidades e hibridismos, desde que, ao ser planejada, considere os perfis dos estudantes para quem se endereça, bem como os contextos socioeconômicos em que será utilizada.

Referência(s)