
“A experiência comunitária me abriu um horizonte”: Práticas de letramento na pastoral da juventude de Guarulhos-SP
2023; Arizona State University; Volume: 31; Linguagem: Português
10.14507/epaa.31.7532
ISSN1068-2341
AutoresFilipe Henrique Santos Peixoto, Mariana Fagundes Lopes,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoNeste artigo apresentamos os resultados da pesquisa sobre os letramentos que se configuram no âmbito da religião, discutindo especificamente os efeitos dessas práticas e como jovens do município de Guarulhos (São Paulo - Brasil) se percebem nelas aprendendo enquanto integrantes da Pastoral da Juventude (PJ), organismo de ação social católica com grupos em toda América Latina. A investigação, de caráter qualitativo, ampara-se nos estudos do Letramento, de base sócio-histórica (Kleiman, 1995), nos estudos decoloniais (Hernandez-Zamora, 2019) e na Teoria Social da Aprendizagem (Lave, 2015a, 2015b). Olhamos a PJ como uma agência de formação de Pessoas Jovens e Adultas. Contamos com a adesão voluntária de integrantes da PJ para realizar, durante o ano de 2019, entrevistas semiestruturadas a fim de compreender como os participantes significaram essas práticas de letramento, os possíveis efeitos desta participação nessa agência formativa e como se percebem aprendendo e construindo projetos de vida.
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