
Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista
2023; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 47 Linguagem: Português
10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.206466
ISSN2178-0447
AutoresHenrique Grimaldi Figueredo, Bárbara Venturini Ábile,
Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoEste artigo aborda as transformações ocorridas nas últimas décadas nos circuitos criativos a partir das intersecções cada vez mais substanciais entre as empresas e a arte, analisando em específico a relação entre a indústria do luxo e a arte contemporânea materializada no Celine Art Project, da grife francesa Celine, pertencente ao conglomerado LVMH. Com um método cruzado entre a história social e a sociologia da arte, este trabalho pretende demonstrar como tem sido recorrente a absorção de artistas pelas casas de luxo como estratégia para incrementar seu capital cultural. Um fenômeno focado no melhoramento simbólico dos produtos e da experiência de compra, suas consequências ainda podem ser percebidas na criação de codependências entre os artistas emergentes e as corporações.
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