Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Meninas da Química: contribuições de um curso de formação para a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr)

2023; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.59524/2344-9225.v26.n1.34748

ISSN

2344-9225

Autores

Daniele da Costa Veras, Júlia Naelly Machado Silva, Maria da Conceição Dos Santos Pereira, Nilza De Araújo Falcão, Elenice Monte Alvarenga,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Ações de divulgação científica são relevantes, especialmente, quando promovem a participação e o engajamento femininos. Objetiva-se relatar a experiência docente de estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Cocal em um Curso de Formação para a Olimpíada de Química Júnior, com estudantes de escolas públicas de Cocal-PI. As abordagens envolveram aulas expositivas, dialogadas e atividades práticas. A partir das atividades, as alunas integraram-se de forma que o diálogo e a troca de ideias foi intensificado. Para as estudantes de licenciatura, a experiência também lhes permitiu o incremento na formação pedagógica. Conclui-se que as atividades desenvolvidas contribuíram para a aprendizagem de Química das estudantes das escolas públicas.

Referência(s)