Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO PAUTA DE REIVINDICAÇÃO POPULAR NO BRASIL

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Linguagem: Português

10.18764/2526-6160v22n1.2023.5

ISSN

2526-6160

Autores

Valéria Aparecida Bari,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo discorre sobre a biblioteca escolar como pauta de reivindicação popular no Brasil, verificando que a imagem desta unidade de informação coopera para a perpetuação de sua invisibilidade social. Ao examinarmos as alçadas externas à essas comunidades discursivas, a biblioteca escolar encontra-se fora da visibilidade dos direitos, desejos e necessidades informacionais da comunidade escolar brasileira. A ideia defendida, com base nas evidências coletadas, na documentação e estudos sobre o fenômeno e as vivências em campo pela autora, ao longo dos últimos trinta anos de exercício profissional, denotam que existe um território a ser conquistado: fazer com que a biblioteca escolar (com acervo, tecnologias e a pessoa bibliotecária) integre a pauta de reivindicação popular no Brasil, como direito inerente às crianças, adolescentes e adultos em processo de educação formal, e dever do Estado. Como constatações da discussão, verificou-se como prioritário que a universalização da biblioteca escolar seja integrada às prioridades de Advocacy da Biblioteconomia. Concluiu-se que, na edificação da universalização da biblioteca escolar no Brasil, dois caminhos são apontados para que isso aconteça: proporcionar experiências mais dinâmicas, inclusivas e de desenho universal e criar possibilidades de contato com o conhecimentos e suas fontes, para além dos conteúdos programáticos. Isso poderá se concretizar, por meio da atuação do profissional bibliotecário, inserido entre os especialistas da equipe multidisciplinar dos sistemas escolares.

Referência(s)
Altmetric
PlumX