
Engenharia de Software e Jogos Digitais
2023; Volume: 10; Issue: 19 Linguagem: Português
10.21166/rext.v10i19.3118
ISSN2674-9319
Autores Tópico(s)Software Engineering Techniques and Practices
ResumoO presente trabalho objetiva possibilitar a alunos e demais envolvidos participar de um processo de aprendizagem de Engenharia de Software (ES) a partir da construção de jogos digitais. Tal associação de domínios de estudo objetiva incentivar os alunos nos estudos da ES, bem como seus subdomínios, tais como, a engenharia de requisitos, linguagem de programação, processo de construção de software, entre outros, em um contexto de interesse de jovens dos primeiros anos de um curso de Sistemas de Informação, os jogos digitais ou games. Para isso é apresentado um programa de extensão já concebido e em execução que serve como estrutura ampla e de longo prazo para diversos projetos relacionados ao contexto de ES aplicada ao desenvolvimento de games, e também iniciativas que objetivem sua socialização, ampla divulgação para aprendizado, captação de recursos, envolvimento de alunos e docentes, parcerias interinstitucional e multilateral, entre outras que possam viabilizar e sustentar o programa. Nossa premissa é que o desenvolvimento de jogos digitais, Serious Games (jogos sérios ou educativos) ou Entertainment (jogos de entretenimento), considerados aqui como software, necessita o envolvimento de atores de perfis distintos em seu processo de construção. Esses diferentes perfis estão envolvidos na aplicação de técnicas e métodos da ES, uma vez que há um nível de alto grau de complexidade da lógica de funcionamento, alta variabilidade de requisitos e distintos objetivos a serem atingidos.
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