ESTUDANTES INDÍGENAS NAMBIQUARA: UMA REVISÃO HISTORIOGRÁFICA SOBRE OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM EM ESCOLA NÃO INDÍGENA
2023; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.55906/rcdhv8n2-002
ISSN2526-3943
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste artigo é resultado do projeto de pesquisa intitulado “Cultura Indígena Nambiquara em transformação: permanências e mudanças como condição de sobrevivência”. Neste estudo procuramos analisar a situação de estudantes indígenas Nambiquara, em escolas não indígenas urbanas no Estado do Mato Grosso e, de forma mais específica, no município de Comodoro/MT. São jovens que precisam deslocar-se de suas aldeias para estudar na cidade, onde deparam-se com uma realidade completamente diferente da vida cotidiana no ambiente natural de convivência coletiva. Neste contexto contemporâneo, buscamos averiguar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes diante da nova realidade cultural onde são desafiados pela mudança de ambiente, adaptações e novas formas de convivência, tendo vigente a seguinte reflexão: Quais mudanças ocorrem na vida dos jovens indígenas Nambiquara que saem das aldeias para estudar na cidade? Esta pesquisa está fundamentada em fontes bibliográficas a partir da autoria acadêmica de indígenas no Brasil da qual têm se tornado Doutores: Luciano (2006); Baniwa (2019); Ferreira (2020) inter-relacionado com as narrativas coletadas juntamente com estudantes Nambiquara para o desenvolvimento de pesquisas sobre educação escolar indígena (GEMINIANO, 2020). Nas rodas de conversas os estudantes, lideranças e comunidade Nambiquara puderam expressar o que pensam e sentem em relação à convivência com discentes não indígenas, e ainda, relatar os medos e dificuldades encaradas no cotidiano, principalmente nos primeiros dias de aula em que ainda não conheciam ninguém da instituição escolar. Neste sentido, as observações giram acerca das iminentes situações advindas do encontro cultural e processo de adaptação dos jovens estudantes indígenas ao contexto de escolas não indígenas urbanas.
Referência(s)