Artigo Acesso aberto

ESTUDANTES INDÍGENAS NAMBIQUARA: UMA REVISÃO HISTORIOGRÁFICA SOBRE OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM EM ESCOLA NÃO INDÍGENA

2023; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.55906/rcdhv8n2-002

ISSN

2526-3943

Autores

Francisco Clébio Pinheiro,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo é resultado do projeto de pesquisa intitulado “Cultura Indígena Nambiquara em transformação: permanências e mudanças como condição de sobrevivência”. Neste estudo procuramos analisar a situação de estudantes indígenas Nambiquara, em escolas não indígenas urbanas no Estado do Mato Grosso e, de forma mais específica, no município de Comodoro/MT. São jovens que precisam deslocar-se de suas aldeias para estudar na cidade, onde deparam-se com uma realidade completamente diferente da vida cotidiana no ambiente natural de convivência coletiva. Neste contexto contemporâneo, buscamos averiguar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes diante da nova realidade cultural onde são desafiados pela mudança de ambiente, adaptações e novas formas de convivência, tendo vigente a seguinte reflexão: Quais mudanças ocorrem na vida dos jovens indígenas Nambiquara que saem das aldeias para estudar na cidade? Esta pesquisa está fundamentada em fontes bibliográficas a partir da autoria acadêmica de indígenas no Brasil da qual têm se tornado Doutores: Luciano (2006); Baniwa (2019); Ferreira (2020) inter-relacionado com as narrativas coletadas juntamente com estudantes Nambiquara para o desenvolvimento de pesquisas sobre educação escolar indígena (GEMINIANO, 2020). Nas rodas de conversas os estudantes, lideranças e comunidade Nambiquara puderam expressar o que pensam e sentem em relação à convivência com discentes não indígenas, e ainda, relatar os medos e dificuldades encaradas no cotidiano, principalmente nos primeiros dias de aula em que ainda não conheciam ninguém da instituição escolar. Neste sentido, as observações giram acerca das iminentes situações advindas do encontro cultural e processo de adaptação dos jovens estudantes indígenas ao contexto de escolas não indígenas urbanas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX