Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A ACOLHIDA COMO FUNDAMENTO DA PEDAGOGIA FRANCISCANA

2023; UNIVERSIDADE FRANCISCANA; Volume: 16; Issue: 31 Linguagem: Português

10.37782/thaumazein.v16i31.4464

ISSN

1982-2103

Autores

Liliane Pereira Alves, Márcio Paulo Cenci,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

As práticas de ensino passam pela acolhida das novas gerações em instituições educacionais, principalmente por escolas e universidades. Como ocorre a compreensão dessa acolhida? E nas escolas franciscanas? A compreensão das práticas de acolhida se conecta com a noção de encontro franciscano? Para traçarmos as bases dessa compreensão, neste artigo, apresentamos as práticas de acolhida em São Francisco de Assis e Madre Madalena Daemen. Discutiremos binômios conceituais acerca do ouvir e escutar e da simpatia e empatia, como práticas associadas à acolhida. Após isso, apresentaremos o fundamento do encontro na tradição franciscana pensada em termos de relação como constituinte da pessoa.

Referência(s)