Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Impacto das metas em empresários juniores federados do Rio Grande do Sul

2023; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.24936/2177-4986.v16n1.2023.879

ISSN

2177-4986

Autores

Eduarda Ebling, Carlos Alberto Frantz dos Santos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A meta é uma ferramenta que pode ser usada por qualquer gerência, incluindo a de uma Empresa Júnior (EJ), para desafiar os colaboradores em busca de resultados benéficos para a empresa. Dessa forma, este artigo tem como objetivo geral analisar quais são os impactos gerados pelo sistema de metas em estudantes que atuam dentro de Empresas Juniores federadas do Rio Grande do Sul. A pesquisa é caracterizada como survey, descritiva e de natureza quantitativa. Foram analisadas as respostas de 72 integrantes de empresas juniores federadas do Rio Grande do Sul. De acordo com as respostas, 10% (n = 7) dos respondentes identificaram impactos na dimensão física, tais como tendinite, insônia, sono desregulado, problemas físicos, perda de aulas, exaustão física e cansaço. 32% (n = 23) identificaram impactos na dimensão psicológica, como ansiedade, insuficiência, depressão, raiva, burnout, estresse, incapacidade e inutilidade. Além disso, 47% (n = 34) identificaram impactos na dimensão emocional, tais como sobrecarga, febre emocional, crises emocionais, agitação, pressão, exaustão emocional, culpa e perda de amizades. Apesar dos impactos negativos, também foi verificado que, de forma geral, os empresários juniores mostraram-se favoráveis ao sistema de metas, uma vez que 92% dos empresários (n = 67) afirmam que estipular metas facilita o seu trabalho.

Referência(s)
Altmetric
PlumX