Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Defasagens entre o audível e o visível no cinema contemporâneo: disjunções em filmes com voz over

2023; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 50; Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.193928

ISSN

2316-7114

Autores

Luíza Beatriz Alvim,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Partindo do cinema moderno de Robert Bresson, este artigo analisa três filmes contemporâneos com voz over – Risttuules (Na ventania, 2014), de Martti Helde, Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans, e Transit (Em trânsito, 2018), de Christan Petzold –, buscando relações entre o audível e o visível. Observou-se que essas relações são caracterizadas por defasagens, que correspondem, de forma estrita, às diferenças de tempo entre o dito pela voz e o visto na imagem, mas que são também entendidas num sentido geral de estranheza decorrente daquilo que se ouve em relação ao que se vê, seja por efeito de desdramatização, seja por uma disjunção/conjunção de tempos históricos. São filmes em que há diversas relações com a Literatura e lançamos mão de conceitos deleuzianos, como o de fabulação.

Referência(s)