Artigo Acesso aberto Revisado por pares

PERCURSOS DE ESCRITA CRIADORA PARA UMA PEDAGOGIA DA BELEZA (pela mão de Matilde Rosa Araújo)

2021; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 15; Issue: 27 Linguagem: Português

10.59306/poisis.v15e27202132-53

ISSN

2179-2534

Autores

Lúcia Barros,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A obra de Matilde Rosa Araújo, um nome maior na literatura para a infância, em Portugal, cujo centenário de nascimento se comemora no presente ano, constitui um hino à natureza e à humanidade, encerrando múltiplas potencialidades para uma abordagem integradora ao currículo, atendendo sobretudo à mudança que o novo paradigma educacional perspetiva. Enquadrando a nossa reflexão em recentes diretrizes governamentais, decorrentes principalmente da Agenda 2030 e da educação para os objetivos do desenvolvimento sustentável, e cruzando-a com os eixos temáticos emergentes da obra de Matilde, apresentamos uma proposta de trabalho, onde a educação literária e a escrita, pelo caráter transversal de que se revestem, se afiguram como meios de construção de uma pedagogia humanizadora, centrada num olhar atento ao Outro e à Casa que juntos habitamos.

Referência(s)