Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo dos Registros de Marcas em Empresas do Vale do Taquari, RS: diagnóstico e propostas para melhoramentos

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 16; Issue: 5 Linguagem: Português

10.9771/cp.v16i5.53695

ISSN

2317-0026

Autores

Vinicius Christ, Erik Schüler, Marília Bonzanini Bossle,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A marca registrada é sinônimo de segurança para o empreendedor. Nesse sentido, o aumento significativo de novas empresas constituídas e a discrepância com relação à quantidade de marcas depositadas no mesmo período despertam um alerta: as empresas encontram-se desprotegidas? Dessa forma, o presente estudo pretendeu apresentar uma análise da situação das marcas das empresas associadas às entidades representativas da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que se baseia em bibliografia e na análise de dados. O resultado demonstrou que 70,6% das empresas analisadas não possuem sua marca registrada. Assim, propõe-se uma Política Institucional para Entidade CIC/VT, a fim de fomentar o registro da marca.

Referência(s)
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