O impacto da COVID-19 nos indicadores financeiros de uma empresa na área de varejo vestuário: o caso Renner
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 6 Linguagem: Português
10.55905/oelv21n6-124
ISSN1696-8352
AutoresMarcela Santana Lobo, Antonio Ranha, Francisco José dos Santos Alves, Celso Luiz Moreira Pieroni, Caio Vinicius de Farias Ramos, Ana Luiza Leal De Albuquerque,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente artigo tem como objetivo analisar o impacto que a crise sanitária mundial causada pela Covid-19, em meados de 2019, teve nos indicadores econômico-financeiros de uma empresa da área de vestuário. Este setor foi escolhido por ser altamente influenciado por fatores macroeconômicos, como PIB, renda média das famílias e desemprego. Nesse sentido, seus indicadores financeiros sofreram uma mudança expressiva. Para o estudo, as Lojas Renner AS (LREN3), foi à empresa escolhida. A Companhia é listada na Bolsa, Brasil, Balcão – B3. O período analisado foi o de 2018 até 2021, e os indicadores econômico-financeiros foram calculados com as informações obtidas nas seguintes demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC). A fim de realizar uma análise mais precisa, o trabalho foi divido em três instancias: setorial, qualitativa e quantitativa. A análise setorial busca trazer fatores do mercado varejista a nível global em conjunto com os fatores nacionais como o PIB, nível de desemprego e a inflação. Para a análise qualitativa, foi analisado o perfil de cliente da companhia, o impacto da inflação, a experiência do setor e o alinhamento do seu modelo de negócios, além de seus riscos macroeconômicos e setoriais. Já a parte quantitativa fica responsável pelo cálculo dos indicadores econômico-financeiros. O artigo demonstra que os indicadores de liquidez se mantiveram relativamente bem e estáveis, mesmo durante o ápice da pandemia da Covid-19. Já em relação aos indicadores de estrutura de capital, a Renner apresentou uma piora acentuada, principalmente, em 2020. A empresa soube se adaptar e aproveitar a oportunidade do e-comerce que teve um crescimento de 126% em 2020.
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