
Bitolas ferroviárias no Brasil: uma análise de integração da malha nacional
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 6 Linguagem: Português
10.55905/oelv21n6-132
ISSN1696-8352
AutoresFelipe Cesar Sabino Pelissari, Marina Myszak Biedacha, Marcos Aurélio Marques Noronha, Danilo Rinaldi Bisconsini,
Tópico(s)Urban and Freight Transport Logistics
ResumoA incompatibilidade das bitolas ferroviárias no Brasil gera inúmeras consequências negativas como a restrição da circulação de trens em todo o território nacional, limitação do comércio entre diferentes regiões do país e com países vizinhos, aumento de custos relacionados às operações de transbordo, restrição na formação de comboios maiores e desestímulo a investimentos no setor. Esses fatores inibem o crescimento econômico e a competitividade do Brasil no comércio global. Neste estudo, apresenta-se uma análise da integração da malha ferroviária brasileira, com o objetivo de elucidar esta temática e analisar alternativas para mitigar os efeitos negativos da incompatibilidade das bitolas em território nacional. A investigação é baseada em dados estatísticos e informações técnicas de documentos de órgãos públicos e privados relativos ao transporte ferroviário nacional, assim como na consulta à opinião de especialistas no setor ferroviário brasileiro. Limitações do tráfego de trens por toda a malha ferroviária nacional e seus impactos, assim como as alternativas para contornar esse panorama são apresentados. Aspectos técnicos e custos envolvidos com uma transição gradativa de conversão de bitolas para a integração da rede ferroviária também são abordados. Conclui-se que, no curto prazo, o uso de bitola mista é o caminho mais eficiente para atenuar a falta de integração da malha ferroviária, considerado o nível de investimentos envolvido e o aproveitamento do material rodante de bitola métrica para o transporte no mercado interno, sendo uma medida de transição para a padronização da malha em bitola larga, no longo prazo.
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