
Estudo da hidrodinâmica usando materiais de baixo custo
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 6 Linguagem: Português
10.55905/oelv21n6-055
ISSN1696-8352
AutoresAnderson Matheus de Oliveira Moura, Gustavo de Oliveira Gurgel Rebouças, Jusciane da Costa E Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA utilização de práticas experimentais no ensino de ciência tem caráter fundamental no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Alguns fenômenos físicos são inesperados intuitivamente e, em muitos casos, o senso comum tem uma compreensão equivocada dos conceitos destes fenômenos. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo a proposição de uma proposta experimental, com o detalhamento da construção do equipamento, como sugestão de aplicação no ensino da hidrodinâmica. A equação de Bernoulli e a equação da continuidade são duas importantes relações que envolvem algumas grandezas observáveis, como: velocidade, pressão e área. O tubo de Venturi é um exemplo amplamente discutido em livros didáticos e em sala de aula de modo a validar a EB identificando suas possibilidades de uso prático. No entanto, várias vezes são apresentados apenas de forma teórica e ilustrativa. A presente proposta possibilita a apresentação de forma simples a presença em sala de aula de um dispositivo como o Tubo de Venturi e a possibilidade de identificação da pressão nos pontos de interesse. A construção do Tubo de Venturi pode ser feita com materiais acessíveis e de baixo custo com apenas alguns passos simples e sem processos complexos, como proposto neste trabalho. De forma esquemática e ilustrativa, os passos e materiais utilizados são descritos, de modo a facilitar a replicação do modelo proposto. Infere-se, portanto, que com uma solução simples, acessível e de custo reduzido, torna-se viável levar uma diferente abordagem do conteúdo de modo prático à sala de aula, promovendo a expansão do conhecimento sobre os fenômenos físicos, em especial, acerca da hidrodinâmica.
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