
Decifrando o violão de João Gilberto em seu arranjo de Desde que o samba é samba (2000)
2023; Escola de Música da UFMG; Issue: 43 Linguagem: Português
10.35699/2317-6377.2023.42503
ISSN2317-6377
AutoresGuilherme Espíndola, Bruno Madeira,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoAo se falar em João Gilberto, surgem temas como arranjo, versão, gravação e resgate de diversas canções que foram gravadas ao longo de sua carreira, sendo elas, majoritariamente, de autoria de outros músicos. O presente artigo apresenta uma investigação com foco na harmonia posta pelo músico em sua gravação de Desde que o samba é samba. Esse trabalho foi desenvolvido através da audição, transcrição e comparação do violão de João Gilberto com a primeira gravação da música em questão. A audição nos permitiu os primeiros passos no trabalho, a transcrição nos trouxe em detalhe cada nota tocada em seu violão, e a comparação foi então a etapa onde duas gravações são colocadas lado a lado, permitindo uma exploração das ideias impostas por João sobre a canção, levantando assim questões sobre seus conceitos musicais. Tais etapas praticadas nos permitem falar um pouco de seu estilo de interpretação e arranjo.
Referência(s)