
ATIVIDADES REMOTAS: REFLEXÕES ACERCA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PIRIPIRI – PI DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
2023; Volume: 14; Issue: v14n2 Linguagem: Português
10.36692/v15n2-14
ISSN2178-7514
AutoresIara Danielle Farias Andrade, Emmanuel Wassermann Moraes e Luz,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoIntrodução: A pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças significativas na educação, partindo desde a forma como os professores iriam trabalhar seus conteúdos, até a participação dos alunos. A educação física (EF) sempre foi uma disciplina com necessidade de prática corporal e os professores tiveram que criar estratégias para trabalhar de forma online, com atividades teórica e vídeos mostrando o passo a passo para que as crianças pudessem realizar a sua prática em casa. Objetivo: Diante disto, este trabalho teve como objetivo, investigar como os professores de Educação Física do município de Piripiri – Piauí desenvolveram a prática das aulas durante o período de distanciamento social ocasionada pela pandemia da Covid-19. Metodologia: a pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, descritiva e explicativa. Os interlocutores da pesquisa foram professores de Educação Física da rede municipal de Piripiri que atuam nas turmas dos anos iniciais e/ou finais do Ensino Fundamental. E como instrumento de coletas de dados foi utilizado o questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas via Google forms. Resultados: mesmo diante do cenário pandêmico em que a educação viveu, com o isolamento social ocasionado pela Covid-19, podemos afirmar que apesar das dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física, eles não deixaram de ministrar suas aulas, sejam elas teóricas ou práticas, adequando a realidade dos alunos, ampliando e diversificando o conteúdo curricular da disciplina. Considerações finais: A partir da realização dessa pesquisa, acreditamos que diante a uma nova pandemia os professores de Educação Física estarão mais preparados para oferecer suporte aos alunos e contribuir com outros profissionais da área.
Referência(s)