Artigo Acesso aberto Produção Nacional

TEACHING BOOKLET AS A GEOCONSERVATION STRATEGY IN THE STATE PARK OF THE CEARA CANYON OF THE RIO POTI IN CRATEÚS - CE / CARTILHA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE GEOCONSERVAÇÃO NO PARQUE ESTADUAL DO CÂNION CEARENSE DO RIO POTI EM CRATEÚS – CE

2022; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.48025/issn2675-6900.v3n2.2022.162

ISSN

2675-6900

Autores

JEARLES XIMENES ALCANTARA BARROS, THAIS MENEZES LOPES, Alisson Medeiros de Oliveira,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Em relação ao ensino, se fazem necessárias mudanças na forma como são trabalhadas as Geociências, pois no atual cenário, são abordadas sem contextualização e de forma insuficiente. Dessa forma, é imprescindível propor metodologias e materiais didáticos como ferramentas que possam auxiliar nesse processo. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um material didático (cartilha didática) sobre a Geodiversidade no Parque Estadual do Cânion Cearense do Poti. A metodologia empregada, consistiu em duas etapas, sendo estas: 1) Fundamentação teórico-conceitual, que tratou dos estudos, análises e abordagens dos conceitos que cercam a Geodiversidade e suas temáticas relacionadas, 2) Trabalho de campo, subdividido em 3 fases correlacionadas: gabinete, campo e laboratório. Por fim, com os dados obtidos, foi realizada uma análise e obtido como produto a cartilha didática.

Referência(s)