Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Intervenção Educativa no Conhecimento de Profissionais da Educação Infantil Sobre Transtorno do Espectro do Autismo

2023; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.46551/ruc.v25n2a2

ISSN

2236-5257

Autores

Vanessa Souza de Araújo Saeger, Laura Vicuña Santos Bandeira, Stéffany Lara Nunes Oliveira, Victor Bruno da Silva, Ana Júlia Soares Oliveira, João Pedro Parrela Muniz, Ionara Aparecida Mendes Cezar, Fernanda Alves Maia, Marise Fagundes Silveira,

Tópico(s)

International Relations and Autism

Resumo

Objetivo: avaliar a efetividade de uma intervenção educacional para profissionais da educação infantil sobre o conhecimento acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Método: trata-se de um estudo de intervenção realizado com uma amostra de professores da educação infantil da rede pública do município de Montes Claros, MG, Brasil. Foi conduzida por uma equipe de profissionais da saúde, como experiência em TEA, quinzenalmente, em cinco módulos. Os temas abordados nos módulos foram: O que é TEA?; Apresentação do Modified Checklist for Autism in Toddlers; Como identificar criança com sinais de TEA no contexto escolar; Observando o contexto escolar; Como realizar os encaminhamentos das crianças com possíveis sinais do TEA?. Pré e pós-capacitação, foi aplicado um questionário com 29 variáveis (assertivas) para avaliar a efetividade da intervenção. Utilizou-se o teste Quiquadrado de McNemar para comparar o desempenho pré e pós-intervenção. Resultados: participaram da capacitação 674 profissionais da educação infantil, e desses, 345 responderam aos questionários pré e pós-intervenção. Observou-se aumento no número de acertos e redução no número dos que não souberam responder as assertivas. Conclusão: a intervenção educativa foi efetiva e contribuiu para a aquisição de conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista entre os profissionais da educação.

Referência(s)
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