
Representações sociais sobre empreendedorismo feminino em webséries do Sebrae
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.12712/rpca.v16i2.53382
ISSN1982-2596
AutoresFabiana Pinto de Almeida Bizarria, Danielle Maria Apolonio Rodrigues, Gabriele Ferreira da Silva, Flávia Lorenne Sampaio Barbosa,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoA pesquisa objetiva apreender representações sociais presentes em narrativas a partir de webséries do SEBRAE, sobre empreendedorismo feminino. A lexicometria, ou análise lexical (Marchand, 2013), realizada com o software Iramuteq, considerou a (i) Classificação Hierárquica Descendente – CHD e (ii) a Análise Fatorial por Correspondência (AFC), e (iv) análise de conteúdo hermenêutica-dialética (Minayo,1992). Como resultado, quatro temas de discussões Empreendedora ‘mulher-mãe’; Expectativas Sociais da ‘Mulher-Maravilha’, Sonhadora ‘Sexo-Frágil’; Desafios do ‘Poder-Ser’ ‘mulher-mãe-empreendedora’; e (Re)Conhecer e (Re)Existir, reúnem 21 categorias emergentes, que, em conjunto, acionam discussões voltadas ao conflito, ante o choque representacional tradicional e novos espaços/papeis sociais assumidos pelas mulheres.
Referência(s)