Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Representações sociais sobre empreendedorismo feminino em webséries do Sebrae

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.12712/rpca.v16i2.53382

ISSN

1982-2596

Autores

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Danielle Maria Apolonio Rodrigues, Gabriele Ferreira da Silva, Flávia Lorenne Sampaio Barbosa,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

A pesquisa objetiva apreender representações sociais presentes em narrativas a partir de webséries do SEBRAE, sobre empreendedorismo feminino. A lexicometria, ou análise lexical (Marchand, 2013), realizada com o software Iramuteq, considerou a (i) Classificação Hierárquica Descendente – CHD e (ii) a Análise Fatorial por Correspondência (AFC), e (iv) análise de conteúdo hermenêutica-dialética (Minayo,1992). Como resultado, quatro temas de discussões Empreendedora ‘mulher-mãe’; Expectativas Sociais da ‘Mulher-Maravilha’, Sonhadora ‘Sexo-Frágil’; Desafios do ‘Poder-Ser’ ‘mulher-mãe-empreendedora’; e (Re)Conhecer e (Re)Existir, reúnem 21 categorias emergentes, que, em conjunto, acionam discussões voltadas ao conflito, ante o choque representacional tradicional e novos espaços/papeis sociais assumidos pelas mulheres.

Referência(s)