Qualidade do sono e sonolência em estudantes de enfermagem
2023; Volume: 5; Issue: Sup Linguagem: Português
10.51126/revsalus.v5isup.567
ISSN2184-836X
AutoresAna Perdigão, Andréia Cristina, Filipe Alexandre Silva de Sousa,
Tópico(s)Occupational Health and Burnout
ResumoIntrodução: Os problemas de sono têm uma importância crescente na sociedade atual.O sono é essencial para sustentar uma vida saudável, e um contribuinte chave para a estabilidade emocional e habilidades de aprendizagem, como memória, cognição e função executiva.A perda de sono e a sonolência associada, particularmente nos estudantes de Enfermagem são uma ameaça ao sucesso académico e à sua saúde física e mental.Objetivo: Caracterizar as componentes da qualidade subjetiva do sono e a sonolência diurna numa amostra de estudantes de enfermagem portugueses.Material e Métodos: Estudo quantitativo correlacional longitudinal.Aplicaram-se as versões portuguesas do Índice Qualidade Sono Pittsburgh (PSQI-PT) e da Escala Sonolência Epoworth (ESE), e um questionário sócio demográfico e de hábitos de vida e sono em 334 (273 raparigas e 61rapazes) estudantes do 1º ano, 1º semestre do Curso de Licenciatura em Enfermagem.Cumpridos princípios Declaração Helsínquia.Resultados: Uma grande parte dos estudantes (72%) encontra-se pela primeira vez a residir fora da sua residência habitual e a viver em apartamentos partilhados (55%).Metade destes estudantes bebe habitualmente bebidas estimulantes mas, uma grande parte (89%) não fuma.Muitos não praticam exercício físico (58%) e, a maior parte, deita-se durante a semana às 23h, mas mais tarde ao fim de semana.Referem usar o TM na cama 54% dos estudantes.PSQI-PT mostrou em 35% dos estudantes subjetivamente má qualidade de sono.A perceção de sonolência e disfunção diurna relacionou-se positivamente com a idade.ESE: 27,5% dos estudantes apresentam SDE de ligeira a grave.Conclusões: Compreender a extensão
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