Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Jogos matemáticos e educação não formal: um relato de experiência

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 7 Linguagem: Português

10.55905/revconv.16n.7-052

ISSN

1988-7833

Autores

Denis Rogério Sanches Alves, Karen Vanessa Gozer Banheza, Maria Clara Dari Gomes, Denise Trevisoli Detsch,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

A matemática é uma disciplina que frequentemente é alvo de aversão e dificuldades por parte dos alunos, especialmente a partir do Ensino Fundamental II. Muitas pesquisas vêm sendo feitas com o intuito de aderir ferramentas metodológicas que contribuam para romper as barreiras epistemológicas criadas pelos alunos. Para contribuir com a aprendizagem e o ensino um projeto de Extensão desenvolvido na Universidade Federal do Paraná, com o título de “Jogos Matemáticos/Educação Não Formal”, constituído por graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas desenvolve atividades em conjunto com a rede pública de ensino. O objetivo deste artigo é avaliar o impacto de um minicurso sobre jogos matemáticos para graduandos e professores, desenvolvidos no XV Encontro Paranaense de Educação Matemática – EPREM. Os jogos propostos foram: “Corrida de Obstáculos”, um jogo de tabuleiro, e o “Soma Zero”, um jogo de cartas.

Referência(s)